PANORAMA – VEM AÍ O “VEM AÍ”

vem ai rede globo 

A rede Globo inovou. Neste ano a emissora optou por divulgar seus novos produtos através de uma campanha intitulada “Vem Aí”, que ganhará até programa próprio esta semana e que pretende dar maiores detalhes sobre as próximas produções da casa.No programa a emissora pretende apresentar aos telespectadores os destaques na programação da emissora para o ano de 2013.  São eles:

Amor à Vida: primeira novela de Walcyr Carrasco na faixa das nove e que já chega cercada de expectativas pro horário. A trama se passará em um hospital. No elenco Antônio Fagundes, Suzana Vieira, Malvino Salvador, Paola Oliveira e Tatá Werneck (no papel de uma periguete).

tata werneck

Saramandaia: com elenco estelar a terceira telenovela da emissora na faixa das onze contará a história dum pequeno vilarejo interiorano onde exóticos personagens escondem bizarras habilidades. A novela marca o retorno de Fernanda Montenegro ao gênero.

fernandona

Sangue Bom: a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari promete ter como foco o mundo das celebridades. O elenco da próxima novela das sete contará com: Sophie Charlotte, Isabelle Drummond e o retorno de Malu Mader às telenovelas.

A Teia: a série policial contará com roteiro de Bráulio Mantovani (indicado ao Oscar por “Cidade de Deus” e roteirista de “Tropa de Elite 2”) e com João Miguel, Paulinho Vilhena e Andréa Horta no elenco.

O Dentista Mascarado: programa de estreia de Marcelo Adnet na emissora a sitcom contará a história de um dentista com ares de super-herói. De dia combate as cáries e a noite os crimes. O elenco contará com Taís Araújo e Leandro Hassum.

Vale lembrar também que vem aí a “Copa das Confederações”. E a rede Globo (e também a Band) possui o direito de transmissão dos principais eventos esportivos sediados no Brasil em muitos anos.

Contudo, se observamos bem talvez existam algumas questões que vão além do título escolhido pela rede Globo para esta sua maciça campanha. Talvez este “Vem Aí” utilizado pela rede Globo não remeta somente às próximas produções da casa e sim como a emissora vem tentando se blindar dos empecilhos que a TV aberta vem enfrentando.

Afinal de contas estudiosos da área já concluíram que o futuro da televisão é não ser televisionada. O título trivial escolhido para a nova campanha de divulgação da rede Globo pode possuir até uma leve autofagia. Tempos difíceis virão? A internet vai esvaziar a televisão?

Assim, mais do que notado um hábito passou a ser realmente discutido entre especialistas de televisão em todo mundo: a fuga da audiência na TV aberta. Vem por aí um movimento que já se prolifera em diversos países (e que inicia uma verdadeira discussão sobre a revisão nos métodos de aferição de audiência) e que passa a reconfigurar a passos largos o veículo de comunicação mais popular da recente história humana.

A revolução a caminho que vem aí já atende por um nome, ou melhor, por uma sigla: OAP’s (outros aparelhos). O termo designa novos hábitos aferidos pelo Ibope que o telespectador do século XXI possui e que ainda são vistas de certa forma como concorrentes a atividade de se assistir televisão.                                   Aí se incluem: o hábito de assistir DVD’s (de filmes, seriados, shows, documentários etc…) e o hábito de jogar videogame. Os jogos virtuais, aliás, vivem um momento histórico no Brasil com um crescimento de 43% em relação a 2011 e com um faturamento de cerca de R$1 bilhão (informações da consultoria GFK). Neste contexto existe ainda uma questão chave não resolvida: e a internet?

Bem a internet. Continua distante, intocável. Ainda. É curioso o modo como o sistema de aferição de audiência com estudos tão elaborados ainda trata os aparelhos relacionados à internet como um universo paralelo à TV. Isto ocorre pelo simples fato de que é extremamente complexo tentar quantificar todas as mensagens e transmissões destes novos meios que envolvem a internet. Ou seja, apesar de a internet ser o veículo de comunicação mais promissor da década o Ibope ainda não consegue mensurar a fuga dos telespectadores para a TV digital (microcomputadores, tablets e celulares). Todo um estudo envolvendo conteúdo audiovisual transmitido pela internet (como os sites Youtube e Netflix, por exemplo), usuários de redes sociais e também da internet no geral ainda precisa ser aprofundado, detalhado e colocado em prática pra se conseguir  uma noção real do tamanho que este novo meio possui e em que ritmo ele irá crescer. Por isso não é errado falar que a TV aberta está perdendo audiência para outros meios. Mas, ainda não é correto afirmar que a internet é a principal responsável por capturar parte desta audiência.

Para se ter uma noção somente neste mês a Billboard americana (a principal parada musical dos EUA) junto da Nielsen conseguiram  colocar em prática um sistema de audiência musical que também considere as execuções de uma música através de visualizações de vídeos no Youtube. Com esta nova regra o viral “Harlem Shake” estreou em primeiro lugar no ranking musical. Já o“Gangnam Style” que estreou antes desta nova regra e explodiu em toda “aldeia global”, foi durante quase dois meses, sete vezes segundo lugar na Billboard.  Nunca conquistou o primeiro.  Mesmo tendo sido o primeiro vídeo do Youtube  a alcançar 1 bilhão de visualizações.

psy

Uma boa notícia é que a Nielsen já anunciou que a partir de setembro deste ano passará a levar em conta domicílios que tiverem aparelhos de TV conectados a internet (exceto os domicílios que possuam TV a cabo). Mesmo assim ainda é muito pouco pensando num meio promissor e que já está tão presente na vida de milhões e milhões de pessoas. Mas, mesmo assim já é alguma coisa.

E são por algumas destas razões que a rede Globo cria um especial chamado “Vem Aí. Outro motivo que envolve a recuperação deste espectador que migra pra outros aparelhos e também merece ser destacada é a recente queda brusca na recepção das telenovelas globais.

É sintomático que “Lado a Lado”, “Guerra dos Sexos” e “Salve Jorge” sejam as novelas dos anos 2000 com a audiência mais baixa para suas respectivas faixas (a reprise de “O Profeta” no “Vale a Pena Ver De Novo” também detém até aqui a marca mais baixa para o horário em muitos anos). Se a rede Globo não consegue mais convidar pela TV um telespectador a assistir suas novelas, o interessante seria que a emissora investisse mais em outros meios de divulgação.

E o incrível é que a emissora o fez. Só que abandonou pelo caminho a proposta que havia dado início nessa direção. Com “Avenida Brasil” e “Cheias de Charme” a rede Globo parecia ter esboçado uma clara reação a esta fuga de audiência de suas telenovelas.

empreguetes

A novela das sete“Cheias de Charme” foi o mais perfeito exemplo de como o gênero deveria ter sido pensado a partir de então. História escrita por jovens autores, a novela foi pensada e executada de forma que jogasse junto com o público da internet com “cenas-chave” da trama sendo divulgadas antes na rede e que somente depois eram televisionadas. Não seria errado dizer que os vídeos das “Empreguetes” entraram pra história da televisão brasileira como os primeiros “memes” gerados intencionalmente por uma telenovela. Os espectadores assistiam, comentavam e compartilhavam os vídeos das empregadas-cantoras nas redes sociais gerando assim curiosidade pelo o que ocorreria na trama a partir de então. E “Cheias de Charme” cumpriu muito bem seu papel. Sua audiência média no PNT (Painel Nacional de Televisão) foi a maior em quatro anos superando algumas de suas antecessoras na faixa das sete e impedindo que o horário continuasse em queda. Os vídeos na internet, os CD’s, o DVD, o livro, esmalte e acessórios de beleza lançados com a marca da novela só reafirmam o potencial da história como a primeira telenovela “multimídia” do país.

Quanto a “Avenida Brasil” o mais curioso sobre esta foi como a internet abraçou espontaneamente a novela.  Apesar de não ser pensada para a internet a trama carregada nas tintas de “Avenida Brasil”  logo de cara caiu nas graças dos usuários das redes sociais. A história chamou a atenção especialmente no “Twitter” onde foi permanecendo diariamente nos assuntos mais comentados da rede.  Logo em seguida o sucesso da telenovela na rede social passou a ser explorado pelo ator José de Abreu como referência para criação de “cacos” em seu texto de improvisação. A interação da novela e a internet se deu muito através de seu personagem Nilo que usou muitas gírias e expressões comuns aos usuários da rede social para construir falas de seu personagem. Vale lembrar que no site da novela também passaram a ser incorporadas algumas gírias que os tuiteiros criaram para a novela, além de ser mantido um blog no site oficial com tudo o que era destaque nas redes sociais. A novela apesar de não conter a queda de audiência da faixa e ter até uma audiência mais tímida em relação aos últimos trabalhos da emissora no horário, teve uma trama engenhosa e ritmo ágil, o que chamou muito a atenção do público e colaborou para um maior prestígio junto a anunciantes (não é a toa que foi o faturamento recorde na América Latina).

Portanto, a rede Globo pecou em suceder estas duas novelas ignorando um nicho importante que ela havia seduzido e já conquistado na internet. Os  veteranos Glória Perez e Silvio de Abreu (atuais autores da faixa das sete e das nove) ficaram devendo essa interatividade que surgiu com os usuários da internet. Este é um erro que poderia até ter sido contornado facilmente pela maior emissora do país e que não foi. Glória Perez muito pelo contrário. A autora ainda se equivoca completamente ao afirmar através de sua conta no twitter que muitas pessoas são pagas para falar mal da trama autocomplacente que ela vem escrevendo.

gloriaperestwitter1

Muitos dos mesmos colunistas que venderam manchetes criticando a trama cheia de furos de “Salve Jorge” são alguns dos mesmos que há alguns meses venderam notícias elogiando “Avenida Brasil”.

nina

Esta atmosfera que “vem aí” planejada pela rede Globo, portanto, é algo que funciona apenas e exclusivamente para a “manutenção” duma programação horizontal que sofreu alguns sustos nos últimos meses. E também cujo “Vídeo Show” agora não “dá mais conta” de corrigir e divulgar sozinho. O programa “Vem Aí” que vai ao ar nesta semana cabe sublinhar, tem tratamento de PGM especial: com direito a site próprio, participação dos principais artistas e jornalistas casa, material de divulgação em jornais e revistas, chamadas televisivas maciças e exibição no horário nobre.

Vai ao nesta quinta-feira (dia 28 de março) ironicamente após o seu maior produto da casa (“Salve Jorge”). Justamente para frear esta queda em audiência da emissora e tentar resgatar parte do público que se dispersou com esta “passada de bastão” das telenovelas que saíram para as que chegaram. Como “Salve Jorge” já começa daqui algumas semanas a dar início a sua reta final a grande aposta da emissora passa a ser “Amor a Vida” a próxima novela das nove. Todavia, neste momento, a maior dúvida dos executivos globais, professores, alunos, telespectadores, dos usuários de internet, produtoras e do mercado publicitário atende por quatro palavras:

O que vem aí?

(Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook)

Anúncios

12 pensamentos sobre “PANORAMA – VEM AÍ O “VEM AÍ”

  1. Oi, Fernando, parabéns pela idéia. Muito bom contar na internet com mais opiniões que vão além do óbvio ululante. Pesquisa, informação e opinião, continue, torço por você. abs

    • Muito obrigado Arlete. As vezes por mais legal que um trabalho saia ou por mais que você se esforce o que a gente precisa é somente de um “vá em frente” para que na próxima você tente se superar ainda mais. E o teu “vai em frente” tem um valor enorme pra mim pode acreditar. Só espero que elogio de professor não seja igual a elogio de mãe rs. Abç

    • Brigado querida. Desejo-lhe muita conchinha, muita comédia romântica e aquele vinhozinho suave (se é que você me entende) nesta nova fase da sua vida. O controle me marcou demais (como você bem pode ver rs). Vou levar você e as controlétes pra sempre rs. Beijão

  2. Não sei se a sua obordagem do declínio da rede Globo é apenas uma visão de um estudioso das mídias( não sei qual sua formação) mas não é apenas o formato TV que cansou e sim seu conteúdo. A maioria de nós não abandonou a TV e sim a TV aberta. O que está defasado é o formato dos programas: novelas looongas com as mesma histórias desde que iniciou a TV(quem realmente se compromete em estar TODOS OS DIAS de segunda a sábado exatamente no mesmo horário assistindo a uma trama repetitiva e um tanto quanto previsível com tantas outras historias mais interessantes na TV a cabo…série, filmes, programas de humor?) E o que dizer dos noticiários que só noticiam o que lhes interessam? O mundo caindo por um assunto que vai de encontro aos seus interesses é sumariamente ignorado! Até quando se vai noticiar o resultado de uma pesquisa-a priori isenta- é totalmente manipulado. A frequente autoreferência da TV Globo é enjoativa! Video-show de segunda a sexta(creio) e sábados e domingos aqueles programas de auditório sempre com artistas da própria. É uma overdose pra quem tem um mínimo de senso e expandiu um pouco seus horizontes além daquele canal! Minha opinião de telespectadora.

    • É bem verdade Gisele. O conteúdo televisivo também não tem ajudado em nada a crise do meio. O produto mais forte da TV brasileira é trama nonsense da Glória Perez. Espero que com Saramandaia e Amor A Vida a rede Globo mostre pq é a 2ª emissora mais lucrativa do planeta. Obrigado pelo comentário e volte quando puder.

  3. Concordo com a opinião da gisele e a sua fernando!tem coisas que não da mas pra engolir na tv.o mundo mudou pelo menos na questão das redes sociais foi bem radical e a tv tem que se adapta a essa realidade como o caso de cheias de charme e avenida brasil que teve esse retorno nas redes sociais.as emissoras terão que criar meios pra falar com a galera que vive no twitter e etc.aonde tudo é rapido!kkk e tentar trazer esse dinamismo pra tv aberta pq a formulas que ja tao ultrapassada q estao desde a epoca q a tv era a lenha.kkk da epoca q os dinosauros dominava m a terra ops!tio silvio santos ainda ta aí kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s