TUITADA – ESTREIA DE “AMOR À VIDA” ALCANÇA BOA REPERCUSSÃO NO TWITTER

Imagem 

Na noite desta segunda-feira (dia 20 de maio) a rede Globo exibiu a estreia de “Amor à Vida”, sua nova novela das 21h.

O primeiro capítulo da história concentrou-se no núcleo principal da trama: a família da mocinha Paloma (interpretada por Paola Oliveira) e de seu irmão Félix (Mateus Solano).

Marcando 35 pontos de acordo com o ibope, a audiência prévia da novela foi a mesma de estreia de sua antecessora no horário, a novela “Salve Jorge” .

No twitter a trama registrou uma boa repercussão chegando a emplacar tópicos nos assuntos mais comentados mundialmente do microblog.

No Brasil a trama chegou a quase ocupar totalmente os TT’s na rede social: sete tópicos estavam relacionados à estreia da novela.  
tt mundo

TTBR

O vilão Félix e sua mãe Pilar (Susana Vieira) foram alguns dos personagens que mais repercutiram entre os tuiteiros. Todo barulho do personagem de Mateus Solano girou em torno daquela que promete ser a maior maldade da novela: jogar a própria sobrinha numa caçamba de lixo. O personagem também repercutiu por conta dos trejeitos e gírias de Félix que já sugeriram uma homossexualidade reprimida do vilão.

Alguns tuiteiros comparavam a matriarca cruel interpretada por Suzana Vieira à Branca um dos personagens mais marcantes da carreira da atriz (a vilã da novela “Por Amor” em 1997).

Confira como a estreia da novela repercutiu nas mãos dos tuiteiros:  

 ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Imagem

No ano passado ao ser questionado sobre sua opinião em relação à trilha sonora da novela das 21h “Avenida Brasil”,  Boni respondeu que a trilha de uma telenovela sofisticada deveria necessariamente contar com uma embalagem popular.

Isso explica um bocado sobre como a rede Globo pretende “vender” temas mais delicados embalados por uma antiquada trilha de abertura interpretada pelo cantor Daniel.

Tecnicamente a história contou com bons acertos como uma trilha sonora sutilmente jovem (mas ainda eclética), enquadramentos de câmera diferenciados, contou com uma frenética edição e uma fotografia bastante otimista.

A homossexualidade em telenovelas, que quase sempre gera muito barulho, promete ser um dos carros-chefe das discussões que a novela pretende introduzir: Na sinopse da trama já se fala em bissexualismo entre um casal de homossexuais, em homossexualidade não assumida e se fala também em a adoção através de inseminação por um casal de homossexuais.

Wolf Maya, o diretor da novela, deu uma entrevista à “Folha de São Paulo”  onde antecipou também algumas outras intenções da equipe de direção. Ele afirmou que a intenção era buscar uma ágil narrativa mais cinematográfica e mais similar aos seriados, e assim, tentar fugir da obviedade comum às novelas.

Disse também que uma das intenções era capturar a juventude que hoje em dia não é mais tão ligada à TV aberta.

A sincera declaração do diretor cai, portanto, como uma luva no horário nobre global.

Conhecida pela excelência de suas novelas, a emissora não vem conseguindo emplacar sucessos das 21h tão próximos um do outro. Das últimas cinco novelas da faixa somente “Avenida Brasil” conseguiu trazer um novo ar pra uma faixa de horário tão engessada de ideias. E mesmo assim a história de João Emanuel Carneiro foi somente razoável na audiência. 

“Passione”, “Insensato Coração, “Fina Estampa” e “Salve Jorge” apesar dos acertos que tiveram, mantinham uma montagem mais lenta e arrastada. Algumas delas chegaram inclusive a apresentar inúmeros problemas com tramas mal solucionadas e furos crassos de roteiro.

Portanto, escalar a atriz Suzana Vieira, a popular protagonista de “Senhora do Destino” (maior sucesso da década da Rede Globo), já se mostra como uma importante manobra global para conter a audiência em queda do horário e frear é claro a fuga dos telespectadores do meio (para a TV paga, videogames e para a internet).

Cada vez mais as previsões mundiais são de certo pessimismo em relação ao mercado da TV aberta. Essa é a hora para a rede Globo consolidar sua marca e mostrar qual a razão de ser a melhor produtora de telenovelas do mundo. À ela cabe a missão de manter os telespectadores religiosamente sintonizando num mesmo canal, num mesmo horário e durante seis dias da semana. A sobrevivência do gênero mais do que nunca está nas mãos da rede Globo. Pela roupagem técnica e pela vanguarda nos assuntos, “Amor a Vida” demonstra que o gênero realmente está nas melhores mãos. 

(Com a colaboração de @rafabitencourt)

Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook

Anúncios

Um pensamento sobre “TUITADA – ESTREIA DE “AMOR À VIDA” ALCANÇA BOA REPERCUSSÃO NO TWITTER

  1. Pingback: TUITADA – SEGUNDO EPISÓDIO DE “AMOR A VIDA” MANTÉM BOA REPERCUSSÃO NO TWITTER | omemeeamensagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s