TUITADA – RECORD ESTREIA “DONA XEPA” MIRANDO NA CLASSE C E É SUCESSO DE REPERCUSSÃO

Imagem

Nesta terça-feira (dia 21 de maio) a rede Record estreou “Dona Xepa” sua mais nova aposta para o horário nobre.

A novela escrita por Gustavo Reiz foi vice-líder de audiência com 8.8 pontos de média superando a estreia de “Balacobaco” sua antecessora no horário. A trama também teve uma boa repercussão no twitter chegando a emplacar quatro tópicos nos dez assuntos mais comentados da rede social no país.

O maior destaque virtual da novela foi o ator Arthur Aguiar que teve uma repercussão mundial no microblog chegando a figurar entre os assuntos mais comentados nos TT’s mundiais. Cabe lembrar que “Rebelde” a novela anterior do ator foi a produção de maior audiência virtual da história da rede Record.

Imagem

Imagem

Confira como o assunto repercutiu nas mãos dos tuiteiros:

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

O remake de “Dona Xepa” talvez seja a novela mais de acordo com o atual cenário econômico do país. Mais de acordo com uma “classe C” cada vez mais buscada pelo empresariado nacional. Talvez “Dona Xepa” seja a novela mais “Classe C” que uma emissora já tenha produzido no país. Protagonista pobre, abertura com um gari como figura central, matriarca rejeitada pelos filhos, protagonista feirante, trama solar e otimista, personagem mulher-fruta, trilha predominantemente popular, história familiar, enfim, muitos destes temas já foram abordados pela nossa TV antes mesmo da estreia de “Dona Xepa” mas, nunca uma história tentou juntar todos estes elementos numa mesma narrativa. Talvez “Fina Estampa” muito embora a novela não tivesse alguns dos elementos citados aqui.

Com esta manobra a rede Record tenta capturar de volta um público que desde “Vidas Opostas” (2011) vem cada vez mais fugindo das novelas da emissora.

O tom policialesco que sempre foi marca registrada da programação da casa, (inclusive nas novelas) foi deixado de lado. Aqui o tom é mais positivo, mais leve. Sua antecessora “Balacobaco” também teve um tom mais otimista, mas, a protagonista ali era uma jovem loira elegante que passava a imagem de maior poder aquisitivo. Não havia resposta de imediato junto ao público cativo da emissora.

Aqui a protagonista é uma pobre mãe trabalhadora que encontra rejeição na família por conta de sua profissão. 

O malabarismo da Record em atender uma demanda do mercado fugindo do chavão “novela policial” que consolidou a teledramaturgia da emissora, é uma manobra admirável e ousada por parte da direção do canal. 

O canal perdeu no ano passado uma novela na sua grade de programação com o cancelamento de “Rebelde”. Perder um produto que é o carro-chefe da televisão no país é um baque estrondoso. Cabe destacar também que atualmente a novela mais assistida no país fora da rede Globo não pertence a rede Record.

Mais do que nunca a teledramatugia da Record precisa encontrar um nicho cativo e investir pesado para se recuperar dos inúmeros tropeços que veio dando nos últimos tempos.

A demanda cultural no país mudou. A classe média mudou. O cinema do país vive um boom com pastelões globalizados cujos roteiros são infinitamente mais rasos que “A Grande Família” que, olha que maravilha, é exibida todas as quintas gratuitamente na tela de qualquer TV do país. A publicidade da Mercedes Benz  hoje é embalada por um funk completamente popular e de deixar inúmeros marmanjos e “lelékis” de queixo caído com a improvável mistura. O malabarismo da primeira dama da publicidade brasileira em suspender as pernas e colocar as nádegas pro ar diz muito sobre o atual contexto sócio-cultural do país.
Percebe a antropologia do quadradinho de oito da Ticiane Pinheiro?

(Com a colaboração de @rafabitencourt)

Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook

Anúncios

Um pensamento sobre “TUITADA – RECORD ESTREIA “DONA XEPA” MIRANDO NA CLASSE C E É SUCESSO DE REPERCUSSÃO

  1. Pingback: POSTiT – “DONA XEPA” RECUPERA AUDIÊNCIA NA 2ª TELA PARA A REDE RECORD | omemeeamensagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s