TUITADA – VILÃO FÉLIX SE CONSAGRA COMO O VERDADEIRO PROTAGONISTA DE “AMOR À VIDA”

Imagem 

Nesta terça-feira (dia 28 de maio) a novela “Amor À Vida” manteve sua boa repercussão no twitter.

O dos personagem que mais gerou buzz no microblog foi mais uma vez o vilão Félix (interpretado por Mateus Solano). Na trama o personagem tentou obter lucro ao superfaturar o orçamento do hospital que administra e acabou sendo desmascarado por um dos amigos do seu pai, o personagem Atílio (Luis Melo). Outro fato que envolveu o personagem e acabou ganhando bastante repercussão foi uma equivocada sequência onde Félix Khoury destruiu o skate de seu filho a marteladas causando expressões horrorizadas em toda a família Khoury. Houve um certo exagero nas interpretações dos atores que poderia ter sido amenizado pela direção da sequência.

Confira como a história da destruição do skate repercutiu no twitter e confira também como outros assuntos da novela foram recebidos pelos usuários do microblog.

ImagemImagem

ImagemImagemImagemImagemImagem

ImagemImagemImagem

Glória Perez deve ter salgado a Santa Ceia.

Conhecida por emplacar bordões que sobrevivem por anos e anos no vocabulário popular, a autora de “Salve Jorge” não viu quase nenhuma das suas tiradas saltarem da boca dos telespectadores nesta sua recente empreitada das 21h. Aliás, nenhum dos seus personagens de sua encerrada história parece ter sido forte o suficiente para se manter no imaginário popular.

Já com “Amor à Vida” a repercussão parece ter sido um pouco diferente. Se Glória Perez parecia exagerar no nonsense para extrair interjeições do público, Walcyr Carrasco vem tentando pelo menos num primeiro momento testar outro caminho para sua história: o do velho e bom maniqueísmo bem justificado. Figura central de “Amor À Vida” seu vilão “Félix” pelo menos no twitter já parece ter emplacado um bordão: “salguei a Santa Ceia”. A frase é proferida sempre quando o tirano se depara com alguma situação que não lhe agrada. E a boa repercussão da trama e do personagem já vem com menos de dez dias de exibição da novela. Neste pequeno período também já consegue se notar algumas imperfeições da história E nesse quesito o diálogo se mantém como a peça que mais precisa de atenção do autor da novela.  O casal de protagonistas que o diga. A cena de hoje com a mocinha “Paloma” dando um cachorro de estimação de presente de aniversário para a garota Paulinha (Klara Castanho) foi de uma tremenda canastrice. Tanto a filha, quanto pai e a avó imediatamente se puseram rapidamente a declarar que era justamente um cachorro que a personagem Paulinha precisava. Talvez se aparecesse uma logomarca da Pedigree na ração do filhote acho que eu ficaria menos preocupado com a auto-complacência da cena. E ainda neste ponto de diálogos mal construídos: quem não se lembra do “Deus me deu uma segunda chance” quando o viúvo Bruno (Malvino Salvador) encontrou uma oportunidade de montar uma família ao se deparar com um sua filha Paulinha, ainda bebê numa caçamba?

Apesar dos diálogos chavões, a trama vem se garantindo com um ritmo mais acelerado e também com o velho conflito entre o bem e o mal vindo numa nova roupagem. Muito desta nova roupagem se deve a aposta num tipão narrativo ainda não visto nas telenovelas do país. Como bem observou o humorista José Simão, a rede Globo ainda não havia apostado numa “vilã bicha má”. A figura quase arquetípica da bicha maléfica que já povoa inúmeras criações da indústria do entretenimento ainda não havia pousado com pompa no principal produto cultural do Brasil.

O príncipe do Shrek, o Christian Pior do “Pânico”, o blogueiro gringo Perez Hilton (que no Brasil até encontra correspondência num famoso colunista venenoso), o Scar de “O Rei Leão”, o jurado afetado Simon Cowell, já são inúmeras as recorrências que a figura do homem afeminado, amargo e invejoso mantém junto ao imaginário popular. Neste sentido ainda faltava uma “vilã-vilão” para o repertório de conflitos das novelas da Rede Globo.

E como não podia ser diferente logo de cara a língua ferina do personagem de Mateus Solano foi comparada à da última vilã global de grande repercussão: a carismática vilã Carminha interpretada por Adriana Esteves em “Avenida Brasil”.

O ponto de partida das duas vilãs (e a gênese dos conflitos das novelas) olha que coincidência, foi justamente o mesmo: tanto Félix quanto Carmem Lúcia se livram do peso que figura de uma criança traria para suas vidas e abandonam o infante no lixo. Nos dois casos portanto, foi sugerido que as vilãs ainda guardariam certo humanismo. Nenhuma das duas tentou matar a criança. Este pequeno lampejo de humanidade é uma das chaves que consagrou Carminha como uma das maiores vilãs das histórias recentes da teledramaturgia nacional e a colocou na antologia da vilania global ao lado da alucicrazy da Nazaré Tedesco (a vilã de “Senhora do Destino” em 2004) e ao lado de Cláudia Prudente da Costa (a femme fatalle de “Celebridade” no ano de 2003). Apesar do possível potencial pra se tornar antológica a maniqueísta vilã Félix tem uma grande nuance que o separa de “Carminha”: a disposição para o assassinato.

Nos próximos capítulos da trama, o administrador tentará matar Atílio (Luis Melo) que vem incomodando seus planos de superfaturar o orçamento do hospital. Mesmo com tentativa de assassinato é certo dizer que só saberemos mensurar a verdadeira força de Félix quando a “vilã-vilão” passar a se opor ao casal protagonista. Até lá, apesar do  maniqueísmo requentado vem sendo bem divertido observar esta nova forma já catalogada de vilania. Todas as discussões da novela pelo menos por enquanto giram em torno de Félix. Só espero que apesar do hospital ser o cenário da história, esta vilã não utilize seringas para cometer suas barbáries.

Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook
Siga o “Meme é a Mensagem” no twitter: https://twitter.com/omemeeamensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s