TUITADA – #VDEVINAGRE – COBERTURA NA TV SOBRE PROTESTOS EM SP E RJ GERA REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Imagem

(Créditos: imagens do programa “Brasil Urgente” por Anderson Moreira)

 

Ontem, quinta-feira 13 de Junho, aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais do Brasil a 4ª manifestação contra o aumento da passagem do transporte público organizado pelo movimento Passe Livre.

Em São Paulo a manifestação começou as 17h no Teatro Municipal, no centro da cidade e na TV aberta foi acompanhada ao vivo pelos programas “Cidade Alerta” da Rede Record e “Brasil Urgente” da Band.

Marcelo Rezende começou mostrando o abuso dos policiais com jornalistas e fotógrafos que estavam acompanhando a manifestação e foram agredidos e presos, depois afirmou que os manifestantes estavam fazendo quebra-quebra .

Já Datena jogou uma enquete ao vivo perguntando: “Você é a favor deste tipo de protesto?” e depois mandou mudarem o título dela colocando: “Você é a favor de protesto com baderna?”. Mesmo criticando e chamando o protesto de baderna, a enquete acabou indo contra ele e os votos a favor do protesto foram muito maiores.

Ainda na TV aberta, o Jornal Nacional fez uma cobertura rasa e resumida dos protestos em SP e no RJ, dando mais importância para os preparativos da Copa das Confederações que começa neste sábado.

Na TV a cabo, a Globo News fez uma cobertura ao vivo, e sem intervalos, por quase 5 horas das manifestações em SP e do RJ, dando mais ênfase na manifestação em São Paulo. Vários jornalistas do canal estavam no meio da manifestação dando as notícias.

A cobertura pela TV é muito tendenciosa, apresentando os manifestantes como baderneiros, arruaceiros e vândalos, e não falam sobre a parcela de culpa que a polícia e o governo do Estado tem no confronto. Condenam a atitude dos protestantes sem ao menos dar voz à eles.

Quem não foi na manifestação e acompanhou pela TV, compartilhou muita notícia, fotos e suas opiniões a respeito via Twitter e Facebook.

A opinião de muitos pela internet sobre a cobertura da TV é de que os interesses das grandes redes de comunicação vão contra o povo. Eles estão do lado da polícia e principalmente do governo do Estado, porque sempre colocam os manifestantes como bandidos e vândalos, a polícia como controladora dos “revoltosos” e o governo recriminando a atitude “incorreta” do povo de ir às ruas “por praticar vandalismo”. O único lugar onde é possível chegar a fatos verídicos, sem a influência dessas grandes mídias, é pela web, infelizmente.

A TV acabou servindo mais como olhos de quem não pode ir a manifestação e na internet a população expressou toda sua indignação com relação à polícia e à cobertura da TV, mas também houve quem apoiasse a polícia e fosse contra os membros do protesto sob alegações do tipo “são só 0,20 centavos”.

No Twitter a manifestação foi um dos assuntos mais comentados no Brasil e nos trending topics mundiais:

ImagemImagem

Veja alguns tuítes, a maioria sobre a ação violenta da Polícia Militar para dispersar os manifestantes que protestavam de forma pacífica:

Imagem

Imagem

ImagemImagemImagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Muitas pessoas reclamando quanto ao posicionamento dos representantes e de alguns jornais que fizeram uma cobertura tendenciosa dos protestos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No meio da confusão, houve quem estivesse disposto a ajudar da melhor forma que podia:

Imagem

Imagem

E a resposta da PM à ajuda:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Segue o link cortado no tuíte acima: http://boingboing.net/2013/06/13/brutal-police-crackdown-on-pro.html

Imagem

Por fim, foi criado um Tumblr para mostrar os feridos nas manifestações:

http://feridosnoprotestosp.tumblr.com/

O Grupo Anonymous, em apoio às manifestações, derrubou os sites da Secretaria Estadual de Transportes, Polícia Federal e Polícia Militar. Na quinta-feira de madrugada derrubaram o site da Secretaria da Educação e colocaram um convite para a manifestação de ontem, 13/06.

E o quinto ato já foi marcado, para maiores informações acesse a página do evento neste link: http://www.facebook.com/events/388686977904556/?ref=3

(Texto de Rafaela Bitencourt e Alana Alves)

Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook
Siga o “Meme é a Mensagem” no twitter: https://twitter.com/omemeeamensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s