TUITADA – ESTREIA DE “A FAZENDA 6” É SUCESSO DE AUDIÊNCIA E REPERCUSSÃO

a fazenda

Neste domingo, dia 23 de junho, a Rede Record estreou a sexta temporada do seu reality show com famosos “A Fazenda”.

O programa teve uma audiência excelente na segunda tela e chegou a ocupar nove entre os dez assuntos mais repercutidos do twitter no país.

TT Br

A audiência televisiva também respondeu à altura e o programa chegou a ficar quarenta minutos na liderança. Na média geral o reality show da Record ficou na vice-liderança isolada com 15 pontos de média e com picos de 18.  No horário do reality show, a prévia do Ibope marcou para 15.9 pontos para a  Rede Globo (que exibia o “Fantástico” e o seriado “Revenge”), 9 pontos para o Silvio Santos no SBT e 6.8 pontos para a turma do “Pânico na Band”.

Confira como o programa repercutiu entre os tuiteiros:

parabens oliver teste fidelidade nosos protestos nao foram em vao

voce me acha sexy vc quer tocar no meu corpo oliver

lembrando que o marcos oliver ja comeu a rita

rebolando duplamente rita meme

scheila mais efusiva que a narraçao de tina roma

eliminem os bonzinho

barbara evans profissao filha

stycer

chamaremos marcio

quantas vezes o britto disse bombastico

britto se prostituia pra comer x burguer

tag mafia playstation a melhor da historia

mafia playstation devia pagar royalties pra Sonymuito triste a record nao ter reciclado o Gugu

A produção de “A Fazenda 6” estreou mesmo apostando no buzz: neste ano a principal novidade do programa é que logo nesta primeira semana será decidido um dos finalistas do reality show. Além desta novidade, a emissora optou mais uma vez em apostar em nomes que possam gerar bastante repercussão virtual ,e neste sentido, os nomes de Rita Cadillac e Gominho foram alguns dos maiores destaques. Como se sabe, o ex-apresentador do programa de fofocas “Muito Mais”, o Gominho, é um ávido tuiteiro que vive destilando seu veneno sobre celebridades e participantes de realities show. Neste sentido pode ser interessante vê-lo do outro lado da história agora. Já a ex-chacrete participou recentemente do núcleo de Tatá Werneck e Elizabeth Savalla na trama de “Amor À Vida”, o que deve gerar um leve impasse diplomático em torno do nome de Rita Cadillac. Na novela global, Rita interpretou a si mesma sendo a madrinha de casamento da ex-chacrete Márcia (Elizabeth Savalla). A cena foi ao ar neste último sábado, dia 24 de junho.

rita

O programa estreou com também com um atrasado Harlem Shake encabeçado pelo participante Ivo Meirelles e que acabou ganhando melodia e destaque nas mãos da edição do reality show.  Em relação ao elenco, o programa mais uma vez se apoiou em tipões famosos do gênero, estava lá a cota para Panicat (Aryane Steinkop),  a cota para Mulheres-Frutas (desta vez representada pelo estereótipo “carnudo” da Mulher-Filé),  a cota para jogador aposentado de futebol (Paulo Nunes) e a cota para dançarina de grupo musical (desta vez representada pela apresentadora e “ex-É O Tchan” Sheila Carvalho). O nome do apresentador Yudi Tamashiro foi um dos que mais geraram repercussão na segunda tela através de uma divertida tag chamada #MáfiaPlaystation. O nome do videogame como se sabe, era repetido a exaustão pelo apresentador Yudi nas gincanas televisivas do seu antigo programa infantil no SBT.

O formato reality show é uma verdadeira “mão na roda” para os produtores televisivos brasileiros. Por essência, o gênero obedece às regras do que seria o fenômeno da TV digital: usuários da internet decidindo diretamente o conteúdo televisivo que querem assistir. Neste sentido, os realities saem na frente nesta busca cada vez maior por uma televisão de repercussão virtual (ou desta TV do futuro, se assim preferir o leitor). O programa rural da Rede Record ainda se destaca por conta do sucesso longevo que participantes tidos como barraqueiros obtém nas semanas de competição do programa. E este é justamente o tipo de participante que mais repercute na segunda tela. O público mainstream do “Big Brother Brasil” sempre acaba votando para que os “barraqueiros” sejam eliminados logo nas primeiras semanas, o que acaba impedindo uma melhor performance da narrativa do programa. Neste ponto o reality show da Rede Record dá um “banho” na produção global.

Além de tudo isso “A Fazenda 6” é um programa visto como o salvador da pátria na programação da  Rede Record. A emissora como se sabe enfrenta a maior crise financeira em anos e vem demitindo funcionários, enxugando orçamentos, além de ter rompido contratos milionários com estrelas do canal como o humorista Tom Cavalcante, a jornalista Ana Paula Padrão e com o apresentador Gugu Liberato. Os tempos da bonança exagerada na TV aberta acabaram e a Rede Record não se planejou direito financeiramente para a esperada queda do mercado televisivo. Como se sabe. a concorrência por consumidores agora não ocorre somente entre canais de TV. Agora a disputa é com a internet, videogames, TV digital e com a TV paga. Neste sentido a guerra não é mais mais uma “disputa no meio” e sim uma disputa “entre meios”.

Assim enquanto a audiência não se dispersa totalmente, resta à TV aberta brigar por essa fatia telespectadora cada vez menor. Para isso a Rede Globo e o SBT planejaram tirar do baú algumas novelas histéricas e históricas: o remake da cultuada “Saramandaia” estréia amanhã na tela da Rede Globo, enquanto o SBT planeja estrear em julho, a sua segunda adaptação do sucesso “Chiquititas”.

Se a crise pertence ao meio nada melhor que “uma função fática” para testar o alcance da televisão apelando para as consagradas telenovelas. E já neste assunto a Record não vem acertando há tempos.

Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook:

https://www.facebook.com/omemeeamensagem

Siga o omemeeamensagem no twitter: https://twitter.com/omemeeamensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s