TUITADA – ESTREIA DE “CHIQUITITAS” É SUCESSO DE REPERCUSSÃO E AUDIÊNCIA

car

Nesta segunda-feira (dia 15 de julho) o SBT estreou o seu segundo remake de  “Chiquititas”. A novela originalmente escrita pela autora argentina Cris Morena (a mesma escritora de “Rebelde”) já havia tido uma adaptação brasileira em 1997 que havia rendido recordes de audiência ao SBT, ao fechar médias na casa dos 20 pontos. Desta vez, porém a audiência foi um pouco mais tímida: a novelinha marcou treze pontos de audiência, mas, ainda ficou na vice-liderança isolada da disputa televisiva. O número foi o mesmo alcançado pelo SBT na estréia de “Carrossel” em 21 de maio do ano passado. Mesmo com a Rede Record espichando em dez minutos o seu campeão de audiência “Cidade Alerta” e ficando cerca de quatro horas sem breaks, a emissora da Barra Funda não conseguiu frear a audiência da nova novela do SBT. Cabe destacar porém, que a Rede Record mesmo enfrentando duas novelas inéditas da concorrência, conseguiu fechar a média-dia na vice-liderança: no período das sete da manhã até a meia noite o SBT  ficou com 5.8 pontos contra 6.5 pontos da Rede Record.

No twitter a novela infantil também teve um bom resultado, chegando a ocupar três dos dez assuntos mais comentados da rede social. Confira como a estréia de “Chiquititas” repercutiu no microblog:

Imagem

ImagemImagemImagem ImagemImagemImagemImagem  ImagemImagem Imagem ImagemImagem Imagem ImagemImagemImagem Imagem Imagem ImagemImagem Imagem

Um dos grandes acertos de “Chiquititas” foi a trilha sonora da novela que expandiu seu próprio repertório infantil para consagradas canções da MPB como “Velha Infância” do grupo Tribalistas e “Piruetas” de Chico Buarque. Todo o trabalho gráfico da animação da abertura (que lembra os últimos trabalhos da Rede Globo) também foi um dos pontos mais elogiados pelos tuiteiros. A abertura e a trilha sonora dignos de novela global são apenas alguns dos sinais que o SBT ainda não vai “largar o osso” da disputa pelo segundo lugar da audiência: a emissora não pretende fazer maiores investimentos em novos conteúdos e irá continuar revirando o seu próprio baú televisivo atrás de fórmulas já consagradas.

Com o sucesso de “Carrossel’ e da estréia de “Chiquititas” o SBT parece ter fidelizado um nicho da audiência televisiva: as crianças. E é justamente neste quesito que a Rede Record não acerta a mão. Mesmo, apostando na classe C, “Dona Xepa” ainda amarga uma audiência muito baixa para uma novela exibida em horário nobre. Cativar o seu nicho é um bom ponto de partida para o bom desempenho de um programa televisivo entre diversos perfis de telespectadores: não à toa, a audiência de “Carrossel” não é formada somente por crianças: pesquisa divulgada pela Folha de SP demonstra que 37% da audiência da novela é formada por telespectadores com idade entre 25 e 49 anos.

Na época em que estreou sua adaptação de “Carrossel” em maio de 2012, a autora Iris Abravanel fez questão de mencionar o slogan da novela: “Carrossel – A novela que vai unir a família brasileira”.

Mal sabia ela que a tal mensagem ainda perduraria também pela próxima novela exibida no SBT.

Confira o vídeo da elogiada abertura da novelinha:

Curta a página do BLOG “Meme é a Mensagem” no Facebook:

https://www.facebook.com/omemeeamensagem

Siga o omemeeamensagem no twitter: https://twitter.com/omemeeamensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s